Se o clima é de evento-teste pra Copa das Confederações, ao menos no funcionamento da Arena Fonte Nova, por que não testar também o som que promete ecoar nos estádios brasileiros, principalmente nos jogos da Seleção?
A bola só rola às 16h, mas às 14h50, o cacique Carlinhos Brown e um grupo de 300 percussionistas ensinarão a torcida como utilizar a caxirola - instrumento criado por ele baseado no caxixi, que será o oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
Brown vai fazer a multidão agitar as caxirolas antes do BaVi
“Desde que o Ministério dos Esportes pediu que se construísse instrumentos e ideias, me veio essa inspiração por causa da vuvuzela. Ela instalou no mundo uma nova forma de torcer”, diz Brown, defensor do instrumento usado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e que recebeu críticas pelo barulho.
‘Caxiraula’
Cerca de 50 mil caxirolas serão distribuídas na porta da Arena Fonte Nova antes do clássico. “A caxirola é um instrumento genuinamente baiano, é toda sustentável.
A primeira ‘caxiraula’ será com as torcidas de Bahia e Vitória”, garantiu. Na sexta, ele apresentou a caxirola aos jogadores da dupla Ba-Vi.
Para quem não conhece, o instrumento é semelhante a um caxixi, feito de plástico reciclado. Brown pretende que tricolores e rubro-negros se juntem numa ‘ola’ sonorizada. “O slogan da Copa diz: ‘juntos num só ritmo’. Esse instrumento é para isso. É de paz e aproxima os torcedores”, defendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário