Um grupo de índios invadiu na manhã desta quarta-feira (15), um prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com informações da TV Bahia, eles protestam no local pela nomeação do índio Jerry Matalauê para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Senai).
Índios ocuparam prédio da Funasa na manhã desta quarta-feira (15)
|
Ainda segundo a TV Bahia, eles devem seguir para a sede da governadoria, no Centro Administrativo, mas pessoas que trabalham no prédio ocupado afirmam que o grupo parece estar se organizando para passar a noite no local.
Em nota, lideranças indígenas defendem e reafirmam a nomeação de Matalauê para o cargo, afirmando que a indicação foi resultado das discussões com diversos fóruns indígenas do estado e defendida em audiência com o governador Jaques Wagner.
“Foi discutido com os povos indígenas até chegarmos a um consenso, através do nome de Jerry. E a gente não está discutindo cargo. A gente está defendendo uma política de saúde de qualidade para os povos indígenas da Bahia”, disse o cacique Adenilton de Oliveira Santos, da tribo Tuxá de Banzaê.
Adenilton também afirmou que o grupo de indígenas que protesta na Funasa ainda não apresentou um posicionamento sobre o caso: "O movimento está aqui aberto ao diálogo com os nossos parentes indígenas, mas reafirmamos que eles não se posicionaram sobre esse assunto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário