avenida Vasco da Gama, em Salvador, ganhou uma escultura em forma de flores do artista plástico Ray Vianna nesta quarta-feira (8), data em que se comemora o Dia do Artista Plástico Brasileiro. A assinatura do termo de um termo de doação às 9h, na Fundação Gregório de Matos, formalizou a entrega simbólica da obra. Além de Vianna, também são signatários do documento Fernando Guerreiro, presidente da FGM, e Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador.
"Ao doar estas peças, eu gostaria de interferir na paisagem urbana de forma sutil, promovendo um encontro com a beleza, a contemplação e a reflexão e, ao mesmo tempo, dialogando com os motoristas e pedestres que transitam pelos locais nos quais as flores serão ‘plantadas’", afirma Vianna. Trazendo o formato das helicônias, a escultura integra o projeto Flores da Paz que, com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, visa evocar a união da população soteropolitana, levando uma mensagem pacífica através da arte.
A obra e o artista
Helicônias é composta por três esculturas confeccionas em ferro e fibra de vidro, com pintura automotiva branca, medindo aproximadamente 5,8m x 6,50m. Outras obras do artista Ray Vianna foram instaladas desde o final do ano passado na Praça Lord Cochrane, localizada na Avenida Garibaldi.
Vianna é, entre outras coisas, escultor, pintor, cenógrafo e designer. Desde os anos 80, ele mistura técnicas e utiliza diversos materiais e componentes para dar vida às suas criações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário